sábado, 7 de setembro de 2013

O SEU AMBIENTE DE TRABALHO É ORGONÔMICO?

 
Dores musculares, dor nas costas, cãibras, tremores, dificuldade de abrir e fechar as mãos, articulações enrijecidas, irritabilidade e estresse, são queixas comuns para muitas pessoas, e mal elas sabem que tais sintomas podem estar diretamente relacionados às suas atividades profissionais e ao seu ambiente de trabalho.
Atividades que são realizadas e ambientes inadequados, com o uso de força excessiva, com posturas inadequadas, com a realização de movimentos repetitivos e esforços prolongados, podem ocasionar sérios problemas para a saúde que são, neste contexto, denominados como doenças ocupacionais.
Na atualidade é crescente o interesse de grande parte das empresas em proporcionar qualidade de vida aos seus colaboradores. O bem-estar físico, social e mental é de importância fundamental e reflete diretamente na produtividade e qualidade do trabalho realizado.
As empresas que buscam obter certificado de “Qualidade Total” precisam, segundo norma do Ministério do Trabalho e Emprego (NR17), proporcionar aos seus colaboradores conforto, bem-estar, segurança, condições dignas e um bom nível de satisfação no trabalho. Para isso é necessário um conjunto de atitudes e intervenções e a parceria de vários profissionais como ergonomistas, professores de educação física, fisioterapeutas, médicos do trabalho, técnicos de segurança, entre outros. É fundamental que todas estas ações estejam inter-relacionadas e que exista comprometimento das lideranças das empresas para o sucesso destas intervenções.
Estudos comprovam que práticas como ginástica laboral, trabalhos motivacionais, respeito ao bem-estar físico e emocional além de adaptações no ambiente de trabalho ajustando-o para cada colaborador e sua respectiva função, promovem melhoria no desempenho das atividades, além de aumento da produtividade, redução dos afastamentos por acidentes de trabalho, redução dos problemas com sindicatos decorrentes de doenças ocupacionais, melhoria nos relacionamentos interpessoais e alteração no estilo de vida das pessoas, principalmente aumentando o bem-estar e reduzindo o sedentarismo e as queixas de dores pelo corpo.
Texto revisado por Nícia Padilha.
  
Fonte: Quero Viver Vem (http://www.qvb.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário